quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

As Três Fases de Jesus Cristo


Jesus Antes de Sua Primeira Sua Vinda
João 1:1
1     No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2     Ele estava no princípio com Deus.
3     Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4     Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
5     E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

Nos versículos do livro de João 1: 1 – 3 descreve claramente a pessoa de Cristo (O Verbo) como Deus.

Leia A Trindade de Agostinho de Hipona.
http://www.aprendendoteologia.blogspot.com/2012/01/trindade.html
(Se o link não funcionar copie e cole no seu navegador) 

Jesus no Velho Testamento
Nos capítulos 52 e 53 do livro de Isaias descrevem o sacrifico do Messias aproximadamente de 400 anos antes da vinda de Cristo.  O texto é uma profecia que se cumpriu no novo testamento.

Isaias 52:13
13     Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime.
14 Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens.

Isaias 53:1
Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
   Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
   Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4     Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5     Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6     Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
 7     Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
 8     Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
9     E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
10     Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.
 11     Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
12     Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Jesus no Novo Testamento
Jesus nasceu e fez a vontade de Deus cumprindo assim as profecias messiânicas do velho testamento. Nasceu, cresceu e morreu, mas se manteve santo devido a sua natureza divina. Depois da crucificação Jesus apresentou se vivo sendo visto por muitos. Jesus ressuscitou sendo o primogênito dos mortos e continuou a pregar o reino de Deus em um período de 40 dias até que retornou para o céu a direita do Pai.

Atos dos Apóstolos
1     Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,
2     Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera;
3     Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
4     E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
5     Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
6     Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
7     E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
8     Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
9     E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
10     E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
11     Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

Jesus Ressurreto
O livro de Apocalipse significa Revelação e o foco principal do livro não é mostrar o fim do mundo, mas sim Jesus Cristo Glorificado.

Romanos 14:11 Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.

Apocalipse 7:10
10     E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.
11     E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,
12     Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.
13     E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
14     E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 
15     Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.
16     Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles.
17     Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

Apocalipse 11:16
E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,
17     Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.
18     E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

Apocalipse 22:13-15
13     Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
14     Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
15     Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

João 14:6
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.


Não devemos somente aceitar a Cristo como também devemos buscar conhecê-lo cada vez mais.
Cristo se revela a nós através das Sagradas Escrituras. É fundamental conhecer as passagens Bíblicas a respeito de Cristo tanto no velho testamento como no novo testamento. Os versículos selecionados da Bíblia contidos no texto descrevem bem as três fases de Jesus e também a importância da pessoa de Cristo.

A Palavra cristão significa pequeno Cristo. O cristão deve se espelhar em cristo e andar como ele andou. O cristão deve buscar se tornar uma cópia submissa de Cristo. Nos dias de hoje essa palavra foi deixada um pouco de lado, pois no Brasil se popularizou o termo Evangélico que vem de Evangelho e significa Boas Novas. O termo correto referente a uma pessoa que aceitou a Cristo e vive conforme seus ensinamentos é Cristão e não Evangélico.

1 João 2:6
aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

Que Deus abençoe a todos! Amém.

Silzemar Donizetti Felício (Branco)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

As Duas Naturezas de Cristo


“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo.1:14).

A Bíblia ensina que Jesus é tanto verdadeiro homem quanto verdadeiro Deus, duas naturezas em uma só pessoa.

Natureza humana de Cristo
Jesus foi concebido pelo Espírito Santo em Maria (Lc.1:35)
Jesus possuía corpo mente e emoções humanas (Lc.2:40; Mt.4:2; Lc 23:46: Mc.13:32; Jo.11:35 Jo.13:21);
Jesus não possuía o pecado original, nunca pecou e, sendo verdadeiro Deus também não era sujeito a pecar (Hb. 4:15: 7:26; IPe.1:16; 2:22 I Jo 3:5);

Jesus precisava ser o verdadeiro homem para:
1-    Obedecer a lei no nosso Lugar (Rm.5:18-19);
2-    Se oferecer como sacrifício por nós (Hb.2:16-17)
3-    Compadecer-se como sumo sacerdote.(Hb.2:18);
Jesus será um homem para sempre (Jo.20:25-27; At.1:11; 7:56);

A Natureza Divina de Cristo  
Jesus é chamado de Deus diretamente de DEUS na Bíblia (Is.9:6; Jo.1:1; 20:28; Rm9:5; Tt2:13; Hb.1:8; II Pe.1:1);
Jesus possuía atributos divinos (Ap.22:13; Jo.21:17; Mt.9:1-6; 28:20);
Jesus Recebe Adoração (Fp. 2:9-11; Hb.1:6; Ap.5:12-13);

Jesus precisava ser o verdadeiro Deus:
1-     Para arcar com toda a pena de pecado todos os pecados dos que crêem
2-     porque, como vem do Senhor (Jn. 2:9); Só Deus poderia salvar o homem , porque só alguém que fosse verdadeiro Deus e Verdadeiro homem poderia ser mediador entre Deus e os Homens (I Tm.2:5)

A Encarnação: União das duas Naturezas na pessoa Única de Cristo
Jesus assumiu uma natureza humana em sua encarnação, e desde então possui uma perfeita humanidade (Corpo e Alma) e uma Perfeita Divindade; duas naturezas completas que, apesar de unidas, preservam suas propriedades, formando uma única pessoa, Jesus Cristo.

Uma natureza faz coisas que a outra não faz (Jo.16:28; Mt.28:20);
Tudo o que uma das naturezas faz, a pessoa de Cristo faz (I Co.15:3);
Títulos que nos lembram de uma natureza podem ser empregados em referência à pessoa; mesmo quando a ação é realizada pela outra natureza (Lc.1:43; ICo.2:8).

Heresias:
a) Arianismo: Ensina que Jesus não era o verdadeiro Deus, mas um deus menor que o Pai; b) Kenoticismo: Ensina que Jesus abriu mão de atributos divinos quando se tornou homem e deixou de ser plenamente Deus;
b) Apolinarismo: Ensina que Jesus possuía apenas um corpo humano, mas não um espírito humano, pois o lugar do espírito foi ocupado pela natureza divina de Cristo;
c) Nestorianismo: Ensina que havia duas pessoas em Cristo, uma pessoa humana e outra divina;
d) Monofisismo: Ensina que Cristo possuía uma só natureza, originada de uma mistura das naturezas divina e humana;

GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática. Editora Vida Nova, capitulo.36
Revista CPAD, Jesus Cristo Verdadeiro homem e Verdadeiro Deus.


Este é um esboço de uma aula sobre as duas naturezas de Cristo ministrada por André Aloísio na I.E.Q. Jardim Von Zubem, no dia 10 de fevereiro de 2008.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Atributos de Deus

 












Os Atributos de Deus são as características, a soma das quais definem quem Ele é. Eles refletem diversos aspectos ou pontos de vista da mesma essência divina.

Independência: Deus é totalmente independente de maneira que não precisa de ninguém.
 (Jo. 5:26; At. 17:28; Ap. 4:11);
Eternidade: Deus é eterno, nunca nasceu e nunca irá morrer simplesmente sempre existiu. Ele criou o tempo, tudo para DEUS é um constante presente.  Ao mesmo tempo em que ele está no passado, está no presente e também no futuro. (Ex. 3:14; SL. 90:2; II Pe. 3:8);
Imutabilidade: Deus é perfeito não existe nele erros, nem dúvidas. Deus não pode mudar, o verdadeiro senso de Justiça vem de DEUS. (SL. 102:25-27; ML. 3:6; Tg. 1:17; SL. 33:11; Nm. 23:19);
Unidade: Deus não está dividido em partes, mas percebemos atributos diversos enfatizados em momentos diferentes. Não existe um atributo mais importante do que outro. (I Jo.1:5; 4:16);
Trindade: Deus existe e sempre existiu eternamente como 3 pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – E cada um é plenamente DEUS, e existe só um Deus . Todos os atributos aplicam-se a cada pessoa da Trindade. (Mt. 3:16; Mt. 28:19; I Jo. 5:7)
Espiritualidade: Deus é Espírito, não tem corpo. Ele existe como um ser que não é feito de matéria e que não tem partes ou membros,formas ou dimensões (I Jo. 4:24;I Tm.1:17; Ex. 20:4-6; Dt.4:15-16). As passagens que atribuem a DEUS partes corporais (II Cr. 16:9; Sl. 91:1-4) devem ser entendidas em sentido figurado, são antropomórficas;
Amor: Deus é amor o que significa que ele se doa eternamente aos outros (I Jo. 4:8; Jo. 17:24).
Deus ama a todos mais não da mesma forma. (Mt. 5:45; Rm. 8:35-39; Rm. 9:13);
Justiça: (Dt. 34:4; Gn. 18:25;Is. 30:18; Jr. 9:24; At. 17:31);
Ira: Deus odeia o pecado (Rm. 1:18; 9:22-23; Jo. 3:36). O cristão não deve temer a ira de Deus, visto que foi salvo dela pela justiça de Cristo (Rm. 5:9);
Vontade: A vontade de Deus envolve as escolhas divinas do que fazer e não fazer (Mt. 10:29; Ef. 1:11; Ap.4:11; At4:27-28; Tg4:13-15). A vontade de Deus é divida em Vontade declarada, que é tudo aquilo que está registrado na Bíblia e vontade Decretada, refere-se  ao que Deus determina , tudo que irá acontecer. (Rm. 8: 29 ao 30; 9: 11 ao 18; Ef. 1: 4 ao 5 e 1: 11 Rm. 9: 19 ao 24; Is. 46: 10; Mt. 10: 29);

Buscar conhecer a Deus é uma obrigação primordial e deve ser considerado a terefa mais importante na vida do Cristão. Sem conhecer a Deus é impossível ser salvo, agradá-lo e adorá-lo verdadeiramente. (Jo. 4:22) Para conhecer a Deus é necessário que Ele se revele a nós (Mt. 11:17; Rm. 1:19), pois não podemos conhecê-lo pelo nossos próprios esforços (I Co. 1:21) Deus se revela na natureza e principalmente em sua palavra. Tudo é mediante a sua vontade através da fé que Ele mesmo nos concede, pois não vem de nós vem Dele. (Ef. 2:8; Rm. 12:3)

GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática. Editora Vida Nova, caps.11, 12, 13.


sábado, 14 de janeiro de 2012

A Trindade - Agostinho de Hipona


Este texto é um trecho do tratado teológico A Trindade, de Agostinho de Hipona (354-430 d.C), retirado do Livro 1, Capítulo 6. Neste trecho Agostinho prova que Jesus é Deus assim como o Pai, sendo consubstancial (mesma substância) a Ele.

Aqueles que afirmaram que nosso Senhor Jesus Cristo não é Deus, ou que não é verdadeiro Deus, ou que não é um só Deus com o Pai, ou que não é imortal por ser mutável sejam convencidos de seu erro pelo claríssimo testemunho e pela afirmação unânime dos Livros santos, dos quais são estas palavras: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus" (Jo.1.1). Está claro que nós reconhecemos o Verbo de Deus como o Filho único do Pai, do qual se diz depois: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo.1.14), em referência ao nascimento pela sua encarnação, ocorrida no tempo, tendo a Virgem como mãe.

 Nessa passagem, o evangelista declara que o Verbo não é somente Deus, mas consubstancial ao Pai, pois, após dizer: "E o Verbo era Deus", acrescenta: "No princípio, ele estava com Deus. Tudo foi feito por ele e sem ele nada foi feito do que existe" (Jo.1.2-3). Diz "tudo", de modo a incluir tudo o que foi criado, ou seja, todas as criaturas. Consta aí claramente que não foi criado aquele por quem tudo foi criado. E se não foi criado, não é criatura, e se não é criatura, é consubstancial ao Pai. Toda substância que não é Deus, é criatura, e a que não é criatura, é Deus. E se o Filho não é consubstancial ao Pai, é uma substância criada; e se é uma substância criada, todas as coisas não foram feitas por ele. Ora, está escrito: "Tudo foi feito por ele"; portanto, é consubstancial ao Pai. Assim, não é somente Deus, mas verdadeiro Deus.

Bibliografia: A Trindade, Agostinho de Hipona, Editora Paulus
Créditos para o blog teologia e vida.